terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 02

~> Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.

O último livro que li foi "Crônica de um amor louco" que é o primeiro dos dois volumes da obra Ereções, ejaculações e exibicionismos, do Charles Bukowski (Buk, para os íntimos). É um livro de pequenas crônicas com os temas que o Buk sempre trata em sua escrita: alcoolismo, sexo, empregos não duradouros e a podridão de tudo e de todos. Eu adoro o Bukowski e tudo que ele escreve porque ao mesmo tempo em que seus personagens parecem crápulas, sempre desregrados e extravagantes, são os mais sensíveis que já conheci. O Buk, frágil e durão, trata das coisas ruins da vida como sempre tivemos vontade de fazer/pensar mas não o fazemos por causa de um senso comum que nos diz que devemos sempre ser positivos, e acreditar, e nunca perder a esperança. Minha crônica preferida do livro? "Todo grande escritor".


O próximo livro que lerei será "As veias abertas da América Latina", do Eduardo Galeano, que ganhei em um sorteio no twitter pela editora L&PM. O livro analisa a história da América Latina desde a colonização eutopéia até os tempos contemporâneos, tratando de assuntos como a exploração econômica e a dominação política do continente pelos europeus e norte americanos. Por causa da exposição de eventos impactantes para o conhecimento da história do continente, como por exemplo o derramamento de sangue índio, o livro foi banido na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai durante suas respectivas ditaduras militares.   Escolhi essa obra para ser a próxima pois acredito que tal leitura é fundamental para quem nasceu e vive na América Latina e quer conhecer suas dores e lutas.

2 comentários:

  1. Fiquei interessadísimo com a descrição que fizeste do "Crônica de um amor louco".

    Vai entrar na minha fila, já que nunca li nada do autor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bethânia!
    Fiquei super afim de ler esse livro de Bukowski. Gosto muito de personagens "marginais". Acho-os ricos! Já sua próxima leitura eu recomendo bastante. Li esse livro na faculdade e realmente todos deveriam ler para melhor entender nosso "pedaço". Bjs

    ResponderExcluir