quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Post de Quinta

Essa é uma das novas colunas do Meu Palanfrório. Funciona assim: todas as quintas-feiras farei um post com a minha opinião sobre uma imagem, uma música, um vídeo, uma banda, um texto, um livro, um filme, ou seja-lá-o-que-eu-tenha-curtido na semana.
O Post de Quinta foi inspirado na seção Marcadores de Quinta, do blog Happy Batatinha, da irmã da Tálita, minha penfriend e amiga virtual, dona do Scattered. A Tábata do Happy Batatinha, por sua vez, se inspirou no Uma Estante de Quinta, do Bibliophile. E é nesse clima de inspiração em blogs lindos e bem lidos que vou me arriscar por aqui.

Meu primeiro Post de Quinta é sobre o último livro que li em 2011: A mulher que não queria acreditar, da Fernanda Takai, a vocalista linda da banda mineira Pato Fu.


Minha história com esse livro começou quando fui à livraria com uma amiga para comprar um presente para sua mãe. Enquanto ela rodava de um lado para o outro, eu encontrei o da Takai, e logo me apaixonei pela capa. Eu adoro as músicas dela; além de excelente cantora, compõe como ninguém. Só ainda não havia descoberto a contista/cronista que existe nela, porque ainda não li seu primeiro livro (Nunca subestime uma mulherzinha). Apesar de todo encantamento e excitação, não comprei o livro, pois daria prioridade aos que tinha colocado como meta de leitura para 2012. No entanto, postei no Facebook que o desejava.
No fim de semana antes desse episódio, aconteceram as solenidades da minha formatura. E, para minha terrível surpresa, meus grupinho de amigos, que eu estava convicta que compareceria, não apareceu. Fiquei chateada, triste, decepcionada. Então mandei um e-mail muito irônico a eles, agradecendo pela presença, e eles não me responderam. Fiquei com mais raiva ainda! 
Então decidi ficar na minha... quando, não mais que de repente, eles aparecem aqui em casa, se desculpando pelo ocorrido, me trazendo de presente o livro da Takai. Amei o presente, mas deixei claro que fiquei chateada por eles não terem ido. Contudo, aproveitei a presença deles, e fizemos uma daquelas reuniões que sempre costumamos fazer, com direito a bagunça, muita conversa, risadas e comida. (rs!)

A partir do momento em que fiquei a sós com "A mulher que não queria acreditar" fui me dando conta de quão sutis são os contos e crônicas presentes no livro, uma compilação dos textos publicados no jornal O Estado de Minas.
Todos os textos são bem curtinhos, mas muito densos em questões de reflexões sobre a vida, o mundo, as pessoas e as relações interpessoais. Durante todo o livro fui levada a uma série de sentimentos devido ao caminho que a autora me fez seguir, tais como alegria, indignação, surpresa, e aquele apertinho no coração compartilhando da sua tristeza em alguns contos onde se revela como persona e autora do texto.
É um livro delicioso e sensível, colorido e mágico, delicado e sincero, desses que a gente não quer parar de ler nunca mais. 

Espero que gostem dessa dica de leitura! Se alguém vier a ler, ou já tiver lido este livro, por favor, comente aqui! Se quiser falar qualquer outra coisa também, be my guest!

Até o próximo Post de Quinta :)

2 comentários:

  1. Opa! Preciso adicionar esse na minha wishlist! ;)

    (y)

    ResponderExcluir
  2. Bethania, to adorando seus posts e agora me apaixonei por "A mulher que nao queria acreditar" , QUERO LER TB.
    bjos,

    Ana Maria Menezes

    ResponderExcluir