segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sobra tanta falta

De acordo com a psicanálise, quando somos bebês e somos separados da "mãe" pela Lei do Pai, quando somos separados desse Outro (Autre, en Français) que nos completa, nos sustenta e nos acolhe, acaba por existir em nós um buraco. A falta. A falta, o buraco que a Lei do Pai nos apresenta.
É importante dizer que necessidades são de ordem biológica e fisiológica, e não é disso que a pricanálise trata ao falar sobre a falta.
Ao sermos separados de nossas "mães" (uso aspas porque nos dias de hoje não é somente a mulher, mãe biológica do b
ebê que exerce esse papel), somos perpassados pela falta, por um buraco, e isso move nossos desejos, que se resignificam com o tempo.
Os desejos são provenientes do nosso Id [i
nconsciente]. Sua satisfação é sempre adiada e nunca atingida. Quando o sujeito não tiver mais desejos, morrerá. Os desejos são psíquicos e pertencem a ordem simbólica. Ao invés de se relacionarem com objetos concretos, o fazem com o fantasma ou fantasia: “o fantasma é, ao mesmo tempo, efeito do desejo arcaico inconsciente e matriz dos desejos atuais, conscientes e inconscientes” (CHEMAMA, 1995: 71).
Sobre o que Chemama nomeia 'desejos conscientes', Raul Seixas já dizia que "Gente nasceu pra querer." Então, falando especialmente de mim, querer é algo muito presente. Sempre inconstante, mas motivador. No impulso de querer tudo aqui e agora, me atrapalho, me resolvo, e continuo a querer sempre mais.



2 comentários:

  1. Eu quero tudo e nada ao mesmo tempo. Sinto-me arraigado a um não sei um que, mas não sei bem se quero mudar. Eu me perco, só me perco...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena escutar Bethânia!

    http://www.youtube.com/watch?v=A2-vnsJeXmc

    Espero que você não conheça e goste. É a sua cara. Além da música ter o título desse post ela começa dizendo que falta uma praia na minha janela. kkkkk
    Sua cara mesmo.

    Beijos =D

    ResponderExcluir