quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 10

~> Dia 10 – Spoilers te assustam?
(Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?)


Os Spoilers as vezes me assustam, as vezes me agradam. Saber de detalhes essenciais da história podem fazer meu interesse aumentar ou acabar de uma vez.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 09

~> O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries?
(É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.)

Pra mim os livros que acabam virando séries não fedem e nem cheiram, pois, por não ser fã desses livros que têm continuação, não os leio. O chato é só ter que ouvir as pessoas falando em tais séries incessantemente. Rs!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 08

~> Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse.
(Por que?)


The Corrections, do Jonathan Franzen. Esse livro eu li nos penúltimo período da faculdade, na disciplina de um professor meio 'exótico' que tive. No início, comecei a ler com receio do que encontraria dentro daquelas 568 páginas. Mas, a medida que o autor foi fazendo aquela descrição detalhada do cenário e dos movimentos dos personagens a minha atenção se voltou completamente para o enredo. E, foi assim até o fim. O livro é sobre uma família que tenta se reunir para um último natal juntos, porém o choque de gerações e as pequenas intrigas familiares fazem dos preparativos desse último encontro algo quase insuportável. O melhor do livro é como o autor descreve as relações de uma família que, apesar das diferenças, sempre tem muito a ver com a do leitor. Por que eu gostaria que ele nunca acabasse? Porque ler o The Corrections foi como olhar para um espelho um tanto distante e reconhecer a mim e a pessoas da minha família em vários personagens. 
"What made corrections possible also doomed it." - E é isso o que acontece com tantas pessoas que tentam corrigir os erros e a vida dos outros como se isso acarretasse na correção de sua própria vida, que segue sempre 'incorreta'.

domingo, 7 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 07

~> Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro?
Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.

Sim, já pensei em escrever um livro, e apesar de achar que isso será sempre um projeto não concretizado, penso com frequência no 'meu' livro, rs. O assunto que trataria em tal livro seria sobre um personagem que descobre a morte. E, junto com isso, percebe que nem todas as coisas são tão bonitas assim... Ao mesmo tempo, um sentimento de urgência, como se tivesse que agarrar tudo o que pode enquanto pode.

O Meme Literário de um mês - Dia 06

~> Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. 

O Pequeno Príncipe. Sem dúvidas. E, se possível, todos deveriam ler várias vezes, em fases diferentes.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 05

~> Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? 
(Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.)

Há anos e anos que não leio gibis. Graphic novels eu li raríssimas vezes e não busquei mais. O interessante é que eu convivo com muitas pessoas fissuradas nos dois tipos de leitura, mas nunca leio. Se alguém aí tiver uma boa indicação, I'm all ears!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 04

~> Você costuma ler certo livro só porque ele está em voga? 
(Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?)

Não mesmo. Na verdade, eu odeio modinhas literárias. Faço questão de ficar fora do assunto, que, aliás, é o único assunto que as pessoas têm do início ao fim do livro.Sou super a favor de qualquer tipo de leitura, mas, quanto a mim, prefiro seguir meu próprio estilo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 03

~> Como você escolhe seus livros?
(Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.)

Eu geralmente leio sempre os mesmo autores. Acho que esse é o critério que mais utilizo quando escolho os livros que leio. E, sempre um autor/a remete a outro, eu vou na onda dele/a e leio o tal do indicado, rs. Quando acontece de eu escolher um livro de um autor desconhecido, vou pela capa. Se gostei da capa, leio a sinopse, compro e trago pra casa. Me decepcionei poucas vezes com esse método (ainda bem!).
Sempre que uma pessoa me indica um livro (ótimo, maravilhoso, que prende a atenção do início ao fim) eu, antes de começar a leitura, pesquiso sobre a obra. Se eu gostar do que encontrei, leio, agradeço e amo a pessoa que me indicou. Do contrário, nem começo.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 02

~> Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.

O último livro que li foi "Crônica de um amor louco" que é o primeiro dos dois volumes da obra Ereções, ejaculações e exibicionismos, do Charles Bukowski (Buk, para os íntimos). É um livro de pequenas crônicas com os temas que o Buk sempre trata em sua escrita: alcoolismo, sexo, empregos não duradouros e a podridão de tudo e de todos. Eu adoro o Bukowski e tudo que ele escreve porque ao mesmo tempo em que seus personagens parecem crápulas, sempre desregrados e extravagantes, são os mais sensíveis que já conheci. O Buk, frágil e durão, trata das coisas ruins da vida como sempre tivemos vontade de fazer/pensar mas não o fazemos por causa de um senso comum que nos diz que devemos sempre ser positivos, e acreditar, e nunca perder a esperança. Minha crônica preferida do livro? "Todo grande escritor".


O próximo livro que lerei será "As veias abertas da América Latina", do Eduardo Galeano, que ganhei em um sorteio no twitter pela editora L&PM. O livro analisa a história da América Latina desde a colonização eutopéia até os tempos contemporâneos, tratando de assuntos como a exploração econômica e a dominação política do continente pelos europeus e norte americanos. Por causa da exposição de eventos impactantes para o conhecimento da história do continente, como por exemplo o derramamento de sangue índio, o livro foi banido na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai durante suas respectivas ditaduras militares.   Escolhi essa obra para ser a próxima pois acredito que tal leitura é fundamental para quem nasceu e vive na América Latina e quer conhecer suas dores e lutas.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 01

~> Que livro você está lendo?
(Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?)

Eu estou lendo "O amor nos tempos do cólera", do Gabriel García Márquez, carinhosamente apelidado pelos fãs de Gabo. Um dia, nas férias, estava mexendo na falecida biblioteca da escola em que trabalho e o encontrei. Não hesitei em pegá-lo, e, nem pedi a ninguém; só disse que ele era meu e eu estava levando para casa.
O livro trata de um amor, com cenário na América Latina, que começou ainda no início da juventude, mas, que por vários fatores foi adiado para mais de 50 anos depois. E, durante todo esse tempo, a história é recheada de nascimentos, mortes, encontros, desencontros e muita poesia. Ainda estou no início do livro, e, curtindo muito! 
Aliás, o García Márquez é um dos meus escritores favoritos. Adoro como ele descreve tudo e todos, sua sutileza, e seu jeito de fazer realismo fantástico. Fiquei chateada quando soube que ele está com demência senil há algum tempo e que agora a doença está ficando crônica... É triste que alguém que já contou tantas histórias magníficas se esqueça aos poucos de tantas coisas boas e ruins que viveu. Porém, há muito do Gabo em suas obras, e, por mais que ele se esqueça de tudo, será um escritor que nunca cairá no esquecimento.